Saiba quais ferramentas adotar para tornar seu negócio único no mercado atual

Saiba quais ferramentas adotar para tornar seu negócio único no mercado atual

O CEO da Atmo Educação, Marcelo Veras, aconselhou sobre a melhor forma para atrair o cliente, durante evento realizado na ACIC

“Em momento de crescimento exponencial, a concorrência é real e voraz, quem não se destaca vai morrer no mercado”. A frase foi dita pelo presidente do Grupo Unità Educacional e diretor adjunto da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Marcelo Veras, durante sua palestra "Ferramentas para tornar seu negócio único”, realizada pela Associação, no último dia 16, para varejistas e empresários. 

Mas, então, como se destacar e vender mais? Antes de exemplificar quais as ferramentas que os gestores podem adotar, o especialista discorreu sobre o mercado atual, o qual é muito mais imprevisível do que era antigamente. "As coisas eram previsíveis. O mundo deixou de ser linear para um mundo exponencial, que dá susto todos os dias”, alertou Veras. 

Para demonstrar o que disse, ele deu o exemplo da lista anual das 100 maiores empresas do Brasil, realizada pela revista Exame. “Se compararmos a lista de 2016 com a de 25 anos atrás, 1990, 50% das empresas mudaram completamente”, disse. Assim como a lista de fortunas individuais da Forbes, que no mesmo período mudou 70%. 

Marcas que um dia foram gigantes, como a Nokia e a Avon, já não possuem a mesma relevância de antes, e de acordo com Veras, se parassem de funcionar de um dia para o outro, ninguém sentiria falta. “Qual é a relevância de vocês? Se o negócio de vocês sumir amanhã, alguém sentira falta? Se a reposta for ‘não’, temos um problema sério”, instiga o especialista.

E a tendência é que a concorrência aumente ainda mais com o passar dos anos. Segundo Marcelo Veras, 66% da geração Y não quer ser empregado e sim ter um negócio próprio. Porém, apesar de parecer cada vez mais difícil se destacar no mercado, entender como funciona o mundo atual já é o início para acompanhar o ritmo. 

Ele explica que um negócio único é aquele em que o cliente sente satisfação ao comprar e, para isso, ele leva em conta os prós e os contras daquela compra. “Todas as decisões da vida tem prós e contras. Cada escolha tem uma renúncia”, diz.

De acordo com o CEO, existem quatro fatores que fazem o cliente desistir de uma compra: o preço, o gasto de tempo, de energia física e de energia mental. Por exemplo, um atendimento demorado, vendedores mal educados ou uma loja quente.

Por outro lado, há também quatro fatores que fazem o cliente querer comprar: a imagem do produto, o atendimento, os serviços disponibilizados e o próprio produto. Uma marca que gere prestígio ao consumidor, uma garantia de um produto e um atendimento educado e atencioso.

Quando existem mais prós do que contras, o produto é vendido. Muitos empresários acham que o único fator que leva um cliente a comprar é o preço do produto. Mas Marcelo Veras explica que muitas vezes o problema não está nesse fator. “É necessário pensar no cliente, em seu atendimento, conforto, é essencial que a loja não tenha nenhum fator que faça o cliente eventualmente desistir da compra”, explica.


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