Sílvio Laban define eficiência e fala como alcançá-la

Sílvio Laban define eficiência e fala como alcançá-la

O coordenador geral de MBA da Insper estava presente no 4º Fórum Regional do Varejo

Sílvio Laban palestrou sobre eficiência no varejo no 4º Fórum Regional do Varejo. Ele é coordenador geral de MBA do Insper e mentor da Endeavor, e em sua palestra, focou nos processos que envolvem a eficiência dando dicas e gerando reflexões sobre o tema.
Quando se fala de eficiência, é necessário definir esse termo que muitas vezes acaba sendo usado de forma equivocada. "A gente pensa que eficiência é o oposto de desperdício. É preciso pensar a eficiência além da questão do desperdício”, explica Laban. Portanto, ele define eficiência citando uma frase de Peter Druker: “A eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas”. Portanto a eficiência no varejo é resumida no ato de operar da forma correta. 

Processos da eficiência

Pensando no processo de fazer certo as coisas, Laban citou pontos que devem ser revistos pelos empreendedores em suas lojas. Para ele, é necessário pensar qual foi a última vez que os processos da empresa foram revisados e se há processos e mediações mínimas que possibilitam identificar de forma clara os desperdícios e perdas da empresa e suas causas. É preciso saber se os clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos, se a tecnologia utilizada promove simplificação nos processos que envolvem colaboradores e clientes e se existe uma noção da oferta adequada para esse cliente, será que eles são ouvidos? Outro ponto importante é o investimento também no diálogo com distribuidores, atacadistas e fornecedores para melhorar a eficiência geral da cadeia de abastecimento. Todas essas reflexões devem ser pensadas na hora de melhorar a eficiência, são pontos que muitas vezes acabam sendo esquecidos.

Inovação

Segundo Laban, eficiência e experiência andam juntas. "Na realidade a eficiência também contribui para uma boa experiência”, diz. Inovar na experiência de loja pode ser um passo para alcançar a eficiência. Fazer coisas simples dentro da loja, mas que são bem pensadas e surpreendentes, é um atrativo para os consumidores. Um exemplo que Laban cita é a loja de produtos estéticos orgânicos Lush, que além de vender os produtos, passou a oferecer um serviço de spa também, pois os mesmos consumidores que compram na loja se interessam também pelo serviço. Outro exemplo, é a loja de roupas Cavalera em São Paulo que implantou uma barbearia dentro da loja. No começo, em 2013, eram 2 cadeiras, hoje já são 6. Além disso, em dois anos a loja abriu uma nova unidade.

10 dicas para alcançar a eficiência

1. Entenda claramente seu consumidor

2. Conheça seus concorrentes

3. Crie uma proposta única e diferenciada

4. Desenvolva processos simples

5. Recrute as pessoas certas e ofereça-lhes um propósito, uma razão de ser.

6. Substitue dados por informações

7. Utilize tecnologias que simplifiquem o trabalho de colaboradores e clientes e que promovam o uso racional de recursos

8. Valorize o ponto de venda: a loja é um teatro, a ambientação é o cenário, o sortimento é o roteiro e os produtos e as pessoas, são os atores. 

9. Reconheça as múltiplas facetas dos consumidores e ofereça-lhes produtos, serviços, promoções e experiências relevantes e adequadas.

10. Colabore com fornecedores, clientes e a sociedade em geral


Carreira:

Sílvio Laban é engenheiro naval pela Poli-USP e doutor em administração de empresas pela FGV-EAESP. Possui mais de 19 anos de experiência como executivo. Atualmente é professor de marketing e coordenador geral dos programas de MBA do Insper e mentor da Endeavor, entre outras atividades.


Fórum Regional do Varejo

Sílvio Laban foi um dos palestrantes presentes na 4ª edição do anual Fórum Regional do Varejo, realizado no dia 31 de Março. As fotos do evento podem ser acessadas AQUI.


Sílvio-Laban, FRV, ACIC, Fórum-Varejo, 2016

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