Sinfac-SP homenageia presidente e vice-presidente da ACIC em evento realizado pela primeira vez em Campinas

Sinfac-SP homenageia presidente e vice-presidente da ACIC em evento realizado pela primeira vez em Campinas

Guilherme Campos Júnior e Adriana Flosi receberam troféu de reconhecimento pelo apoio à entidade

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Guilherme Campos Júnior, e a vice-presidente da Associação, Adriana Flosi, foram homenageados pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo (Sinfac-SP), durante o VI Encontro Regional da entidade, realizado no Hotel Vitória, em Campinas, nesta sexta-feira (dia 15), com apoio da ACIC.

Eles receberam o troféu que representa o encontro da entidade, realizado pela primeira vez na cidade. O foco central do evento foi o novo Código Comercial, que está em tramitação no Congresso Nacional.

Guilherme Campos Júnior foi fundamental na elaboração do Código com sua atuação como deputado federal para regulamentar a atividade do factoring na nova legislação. “Me sinto honrado, feliz e satisfeito de estar aqui e ser homenageado. Depois que conheci o mercado de factoring passei a atuar para que as propostas colocadas para alteração no Código Comercial pudessem ser colocadas em prática porque sei a importância de ter um agente de crédito em todos os municípios do Brasil”, observa.

Para o presidente, seu trabalho foi pautado pela importância da atividade econômica que o factoring representa como agente impulsionador da economia brasileira, uma vez que viabiliza crédito para as atividades de indústria, comércio e serviços.

Como presidente dos Correios, Campos Júnior lembra que cerca de 2 mil municípios do Brasil não possuem agências bancárias. “E a população desses municípios conta apenas com a agência dos Correios, que está presente em todos os municípios brasileiros, e que tem como um dos pilares o Banco Postal”, diz.

A vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, também foi homenageada durante o evento com o troféu do Sinfac-SP por sua atuação em defesa do comércio. “É uma satisfação e uma honra receber esse reconhecimento. Tentamos fazer o máximo para contribuir com as demandas do setor”, destaca.

Código Comercial

O novo Código Comercial, Projeto de Lei 1572/2011, está em discussão na Comissão Especial da Câmara, criada para proferir parecer a esta proposta. Os deputados pediram vista para conhecer melhor o teor do texto. Depois dessa análise o projeto seguirá para o Plenário para ser votado pelos deputados federais. Em seguida, será analisado pelo Senado.

O novo Código tem por objetivo sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações entre pessoas jurídicas. A proposta da legislação trata, entre outros pontos, da denominação empresarial, de títulos eletrônicos e do comércio na internet. Um dos principais pontos é a permissão para que toda a documentação empresarial seja mantida em meio eletrônico, dispensando o uso do papel.

O presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o texto, deputado Laércio Oliveira, participou do VI Encontro Regional Campinas do Sinfac e disse que a nova legislação é importante para que o Brasil seja competitivo. “Quero concluir logo a discussão do texto para que seja votado no plenário e os empresários tenham um conforto para tomar suas decisões”, ressalta.

O presidente do Sinfac-SP, Hamilton de Brito Júnior diz que a aprovação do código, que contempla o fomento comercial é um sonho se tornando realidade. O factoring é uma alternativa de negócios. E este momento de crise é propício para esse Mercado, pois oferece vantagens competitivas ao empresário”, garante.

Brito Júnior destaca ainda que o setor busca a regulamentação há 30 anos. E que essa vitória de ter o texto já em fase final de discussão na Comissão Especial da Câmara só foi possível pelo esforço e apoio de Guilherme Campos Júnior e outros parceiros que lutaram para incluir um capítulo inteiro de Fomento Comercial no novo Código Comercial.


ACIC, Associação Comercial, Código Comercial, econômica

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados