Terceiro dia da SNE debate economia, branding e futuro

Terceiro dia da SNE debate economia, branding e futuro

A programação continua até sexta-feira, com o Day1x e o CLICK

O terceiro dia da 4ª edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo contou com um workshop e um painel gratuito na quarta-feira, 26 de outubro, na Associação Comercial. Os empreendedores tiveram acesso a um conteúdo exclusivo sobre estratégias e oportunidades no momento de crise, gestão financeira e branding. 

O professor de economia Anderson Pellegrino, da Inova Consulting, abriu o painel “Estratégia e Desenvolvimento" descrevendo um panorama da economia brasileira e quais são as perspectivas para o futuro. Ele conta que entre 2001 e 2002, foram implementados 3 pilares para a condução da política econômica. São eles: o superávit primário (no qual o governo não gasta mais do que arrecada), metas de inflação e câmbio flutuante.

Esse tripé foi positivo para a economia brasileira, atraindo investimentos nacionais e internacionais. Porém, em 2008 veio a crise, e a produção industrial caiu de forma drástica, assim como o consumo de varejo. “O Brasil é um país com um potencial de consumo fantástico e uma população jovem. Por isso, entre 2009 e 2010 o consumo no varejo se recuperou, assim como a produção industrial”, conta Pellegrino.

Mas, em 2016 mais uma vez o país se viu em uma situação de recessão econômica, porém, o especialista conta que atualmente o desempenho econômico do Brasil parou de cair, mas ainda não começou a subir. Segundo ele, graças ao mercado interno, espera-se um crescimento de 1,2% do PIB em 2017, uma grande oportunidade para os varejistas e empreendedores que estão sofrendo com a crise. 

Após a apresentação do cenário econômico do país, Marcos Bedendo, sócio consultor da Brandwagon Consultoria de Branding e Inovação, orientou os empreendedores a despertar uma marca com estratégias de branding para engajar novos clientes. Ele conta que o maior erro dos pequenos ou microempreendedores é não acreditar que precisam criar uma marca de seus produtos ou serviços. “As marcas dos empreendedores pequenos são tão importantes quanto as grandes e conhecidas marcas”, explica o consultor.

Ele ainda acrescenta a importância de divulgar e enaltecer o propósito de sua marca para as pessoas. “Qualquer loja tem uma marca mesmo se o empreendedor não cria uma, pois as pessoas precisam chamá-la de alguma coisa. Você gerenciando ou não sua marca, ela está acontecendo no mercado”, alerta Bedendo, reforçando as estratégias de branding para todos os tipos de empreendedores. 

Já o diretor da Vilage Marcas e Patentes, Marcelo Brandão, ressaltou um panorama diferente do mundo das marcas, mostrando o processo e a burocracia para a criação e segurança de uma marca de qualquer produto ou serviço. “A marca é o principal patrimônio de uma empresa”, reforça Brandão.

Brandão comenta que muitas pequenas empresas após anos no mercado acabam tendo problema na hora de registrar o nome de uma marca que já existe. Para isso não acontecer, é necessário estar atendo aos trâmites burocráticos para não correr riscos de precisar mudar completamente o nome e a identidade de uma loja ou serviço que já está consolidado. 

Renato Cecchettini, da Inova Consulting, fechou o painel ao abordar as perspectivas para o futuro no mercado. "Primeiro, para entender o que é esperado acontecer, precisamos entender o passado, seus fenômenos e todas as revoluções industriais e tecnológicas que aconteceram", ressaltou. Cecchettini acredita que estamos passando por uma Revolução 4.0, um momento de ascensão tecnológica, porém, estamos numa fase em que o novo mundo ainda está coexistindo com um mundo antigo.

O que se deve esperar para o futuro, segundo o especialista, é uma verdadeira revolução tecnológica e de inteligência artificial. O que parece estar distante agora, vai acontecer mais rápido do que o esperado. “Cerca de 47% dos empregos estão em risco. No futuro, por exemplo, drones vão substituir entregadores, vai demorar, mas uma hora isso com certeza será uma realidade", alerta. Os trabalhos automatizados estão se aproximando cada vez mais de ser uma realidade consolidada. A grande maioria das empresas não está preparada para isso, embora possa e deva estar.

Workshop 

O workshop de Gestão Financeira teve como professor Diego Baez, da DGB Consultores, e orientou os empreendedores a redução de custos e estratégia de resultados, visando potencializar lucros através da estruturação financeira.

​Os tópicos desenvolvidos foram de estruturação das finanças, construção de um planejamento de sucesso, tipos de orçamentação, custos visíveis e invisíveis e impulsão e consolidação do lucro.

​A SNE continua até sexta-feira, com o Day1x e o CLICK. Veja aqui as fotos do terceiro dia da 4ª SNE.


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